Bom dia, colegas e amigos.
Agradeço a participação de todos no Encontro e o comprometimento nas práticas pedagógicas. Comentem e visitem o blog! Disponibilizo agora os arquivos das oficinas para download. Sem mais.
Baixar: Oficina I
Baixar: Oficina II
Baixar: Oficina IV
Baixar: Oficina Complementar
Baixar: Vídeo "Democracia Já"
_________________
Estou disponibilizando para download nesse post o Plano de Curso de História dos anos finais do Ensino Fundamental baseado no CBC.
BAIXE O PACOTE COMPLETO DO 6° ao 9° ANO EM FORMATO .DOC
* arquivo compactado
BAIXE PLANO DE CURSO 6° ANO
BAIXE PLANO DE CURSO 7° ANO
BAIXE PLANO DE CURSO 8° ANO
BAIXE PLANO DE CURSO 9° ANO
No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.
No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército.
Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186.
Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. (Fonte: www.cidadaopg.sp.gov.br)
Considerando assim, a temática deste dia, enviamos um texto, como referência e sugestão para o trabalho pedagógico e outras pesquisas sobre o tema, possível de ser desenvolvidos em todas as disciplinas. Lembramos que independente do dia, esta temática, inclusive por deliberação legal e normativa, deve ser considerada no currículo escolar, nas diversas áreas do conhecimento, no decorrer do ano.
Abaixo, o texto e um Parecer que podem ser estudadas nas Reuniões Pedagógicas, subsidiando o planejamento do professor.
Clique no link para abrir:
_________________
Atendendo à solicitação de "Equipe Romualdinho", disponibilizo, abora, os planos de curso em formato .doc (Word).
BAIXE O PACOTE COMPLETO DO 6° ao 9° ANO EM FORMATO .DOC
* arquivo compactado
BAIXE PLANO DE CURSO 6° ANO
BAIXE PLANO DE CURSO 7° ANO
BAIXE PLANO DE CURSO 8° ANO
BAIXE PLANO DE CURSO 9° ANO
_________________
________________
Pensamentos para 2012
" Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo." Paulo Freire.
" Competência é a capacidade de mobilizar o que se sabe para realizar o que se deseja. Exerça a sua sempre!" Claudio Fonseca.
" A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem." Paulo Freire.
_________________
" Competência é a capacidade de mobilizar o que se sabe para realizar o que se deseja. Exerça a sua sempre!" Claudio Fonseca.
" A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem." Paulo Freire.
_________________
De Olho na Notícia
Sempre que você ler uma notícia em jornal, revista ou na internet, fique atento a estas questões:
1.Qual é o título da(s) notícia(s)? Você poderia sugerir outro?
2.Qual é(são) o(s) tema(s) da(s) notícia(s)?
3.Quem é(são) o(s) autor(es) da(s) matéria(s)?Que informações você tem sobre ele(s)?
4.Em que veículo de comunicação foi (foram) publicada(s)?
5.Quando a(s) notícia(s) foi(foram) escrita(s)?
6.Liste as palavras cujo significado você não conhece e procure no dicionário.
Observação: Esta atividade, pode ser trabalhada em todas as turmas dos Anos Finais e até mesmo em turmas do Ensino Médio.
_________________
Um Pouco de História: O Banho na França
> BAIXAR APRESENTAÇÃO DE POWER POINT
1.Qual é o título da(s) notícia(s)? Você poderia sugerir outro?
2.Qual é(são) o(s) tema(s) da(s) notícia(s)?
3.Quem é(são) o(s) autor(es) da(s) matéria(s)?Que informações você tem sobre ele(s)?
4.Em que veículo de comunicação foi (foram) publicada(s)?
5.Quando a(s) notícia(s) foi(foram) escrita(s)?
6.Liste as palavras cujo significado você não conhece e procure no dicionário.
Observação: Esta atividade, pode ser trabalhada em todas as turmas dos Anos Finais e até mesmo em turmas do Ensino Médio.
_________________
Formação Cidadã
Investigar - A cultura Brasileira nos Anos 1950 e 1960
O que você vai fazer: obter informações sobre as roupas, as músicas, os cantores, os atletas e os filmes brasileiros dos anos 1950 e 1960.
Como você vai fazer: entreviste seus avós ou outras pessoas conhecidas que viveram naquela época. Pergunte o que eles sabem sobre esses assuntos.
Registre as informações no caderno e faça um desenho.
* Em classe, compare as suas anotações com as dos colegas. Monte um belíssimo mural com as informações fotografias e desenhos desse período investigado. Bom Trabalho.
_________________
O que você vai fazer: obter informações sobre as roupas, as músicas, os cantores, os atletas e os filmes brasileiros dos anos 1950 e 1960.
Como você vai fazer: entreviste seus avós ou outras pessoas conhecidas que viveram naquela época. Pergunte o que eles sabem sobre esses assuntos.
Registre as informações no caderno e faça um desenho.
* Em classe, compare as suas anotações com as dos colegas. Monte um belíssimo mural com as informações fotografias e desenhos desse período investigado. Bom Trabalho.
_________________
No dia 03 de novembro de 2011 foram apresentadas as oficinas para os professores do Projeto Estratégico "Educação em Tempo Integral", que contou também com a participação dos professores das escolas municipais de nossa jurisdição. As fotos do encontro estão disponíveis no blog do PIPcbc Leopoldina, confiram!
Abaixo estão os arquivos da oficina de História para download:
> (arquivos em breve)
Logo, as fotos do evento estarão disponíveis. Aguarde.
_________________
Um Pouco de História: O Banho na França
Trata-se de uma apresentação sobre a história do banho na França e o porquê do uso do buquê das noivas no dia do casamento.
> BAIXAR APRESENTAÇÃO DE POWER POINT
_________________
Oficina de Consciência Negra na Sala de Aula
No dia 06 de outubro de 2011 foram apresentadas as oficinas sobre a Consciência Negra na Sala de Aula com a participação dos especialistas das escolas municipais e estaduais de nossa jurisdição. As fotos do encontro estão disponíveis no blog do PIPcbc Leopoldina, confiram!
Abaixo estão os arquivos da oficina de História para download:
_________________
Músicas e o ensino de História para Crianças
Com a contribuição da professora Clébia Fátima Silva Braga, disponibilizamos aqui no blog um acervo de músicas folclóricas infantis para o ensino da história.
________________
Sistema de Recursos Educacionais
Recurso disponibilizado para facilitar e ajudar os professores a elaborar suas aulas...
CRV - Centro de Referência Virtual
No CRV encontramos sempre a versão mais atualizada dos CBC, orientações didáticas, sugestões de planejamento de aulas, roteiros de atividades , fórum de discussões, textos didáticos, experiências simuladas,vídeos educacionais,etc;além de um Banco de Itens.
Saiba mais sobre o CBC
Para o Estudo da disciplina
No atual contexto político, social e educacional é atribuído ao ensino da História o papel de formar o cidadão que, dentre outras características, seja capaz de compreender a história do País e do mundo como um conjunto de múltiplas memórias e de experiências humanas....Uma das questões que mais tem desafiado os professores de História engajados em processos de mudanças curriculares e de suas práticas de sala de aula é a de criar as condições para que osw alunos elaborem novos sentidos e significados para estudo da História.tradicionalmente, a História é vista cfomo o estudo do passado e/ ou como memorização de fatos e datas dos principais acontecimentos, em geral de ordem política, militar ou diplomática dos países.Essa representação da história funciona como um dos obstáculos ao processo de ensino-aprendizagem da História e, portanto, um desafio para o trabalho do professor em sala de aula.
________________
________________
Desbravamento e Exploração de Minas Gerais na época Colonial
Nos primeiros anos após o descobrimento do Brasil, Portugal interessou-se pouco pelo território brasileiro. Quando os portugueses souberam que poderiam existir minas de ouro e pedras preciosas nas terras do interior brasileiro (sertões), passaram a se interessar em explorá-las. Foi também nessa época que se iniciou o desbravamento e a ocupação da região denominada Campos de Cataguás, que era o nome primitivo da região que, em 1701, foi denominada oficialmente Campos Gerais de Cataguases, atualmente, Minas Gerais.
As primeiras expedições feitas para o desbravamento e exploração do território mineiro foram organizadas pelo governo. Essas expedições denominavam-se entradas.
PRINCIPAIS ENTRADAS
* Entrada de Francisco Bruza Espinosa, no ano de 1553. Entrando pelo rio Pardo chegou até o rio São Francisco.
* Entrada de Sebastião Fernandes Tourinho ( 1572-1573). Primeiras tentativas para a exploração dos vales dos rios Jequitinhonha e Doce.
* Entrada de Antonio Dias Adorno, em 1576. Foi a primeira que chegou à região das minas. Foi até serra de Itacambira. Recolheu amostras de minerais preciosos nas terras do leste mineiro.
Embora fosse tentadora a procura de riquezas nos sertões brasileiros, era preciso muito dinheiro. O governo português não tinha muitos recursos; por isso, entregou a exploração das terras do interior brasileiro a particulares. Esses particulares eram os bandeirantes..
A exploração do território mineiro, também chamado País das Minas ou Território das Minas, caberia aos bandeirantes.
As bandeiras partiram do Espírito Santo, Bahia e São Paulo. As principais partiram de São Paulo. Essas expedições seguiam várias direções: algumas para o norte; outras, para o sul.
________________
Saiba mais sobre o CBC
* As novas propostas de ensino-aprendizagem visam superar a aula puramente expositiva;valoriza aulas com questões e problemas que demandam a observação, o estabelecimento de relações e atitudes de pensar e descobrir.
* Faz parte desta novas práticas pedagógicas , o trabalho em grupo os debates em sala de aula, o exercício do diálogo, da polêmica e da argumentação.
* Estratégias: permitem a exposição de pontos de vista diferentes e exigem a formação de atitudes que vão desde o respeito à diversidade de opiniões, a capacidade de ouvir e levar em conta o argumento do outro, à colaboração na feitura de trabalhos coletivos.
* Instrumentos de avaliação: visam contemplar aspectos e atitudes de educação histórica na esfera da sociabilidade dos alunos, dando especial atenção ao desenvolvimento do compromisso com o seu grupo, com a comunidade escolar, assim como o patrimônio histórico e cultural local e do País.
________________Para o Estudo da disciplina
No atual contexto político, social e educacional é atribuído ao ensino da História o papel de formar o cidadão que, dentre outras características, seja capaz de compreender a história do País e do mundo como um conjunto de múltiplas memórias e de experiências humanas....Uma das questões que mais tem desafiado os professores de História engajados em processos de mudanças curriculares e de suas práticas de sala de aula é a de criar as condições para que osw alunos elaborem novos sentidos e significados para estudo da História.tradicionalmente, a História é vista cfomo o estudo do passado e/ ou como memorização de fatos e datas dos principais acontecimentos, em geral de ordem política, militar ou diplomática dos países.Essa representação da história funciona como um dos obstáculos ao processo de ensino-aprendizagem da História e, portanto, um desafio para o trabalho do professor em sala de aula.
________________
Reflexão
Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos,se não tiver amor, sou como um bronze que soa, ou como um sino que tine.E,ainda que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e tivesse toda a fé até o ponto de transportar montes,se não tivesse amor nada seria.Autor:São Paulo.por mais árdua que seja a luta, por mais distante que um ideal se apresente,por mais difícil que seja a caminhada, existe sempre uma maneira de vencer: A Nossa Fé. O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza você é um dos merecedores desse sucesso.Parabéns.Você é especial para mim....
________________
Confie no Poder da Sua Mente
Pensar é a nossa capacidade de escolher. Todo pensamento exige(ou devia existir)uma seleção, sem o que, você está sendo usado pelo inconsciente coletivo que condicione,limita a mente. Voce realmente pensa quando rejeita o medo e contempla a realidade de seu desejo, sabendo que existe um Poder Onipotente que reage ao seu pensamento e faz com que ele se realize. Sim, a mente é criadora.Por isso, vigie seus pensamentos e prepare-se para ver acontecerem maravilhas em sua vida.
________________
Força
"Ao trabalharmos com o máximo esforço, sentiremos grande satisfação e novas esperanças surgirão"
2 comentários:
muito bom o blog. parabéns.
Gostaria de receber planejamento anual de historia. ensino fundamental e médio do ensino regular.
evandroreistrabalhalho@gmail.com
prof. JANAINA mande para mim o que vc puder para me ajudar.
obrigado.
Evandro Reis, Prof. de Hist./ E. Religioso
evandroreistrabalho@gmail.com
Postar um comentário